5/19/2025 01:15:00 PM

O programa Rewards for Justice (RFJ), administrado pelo Serviço de Segurança Diplomática do Departamento de Estado dos Estados Unidos, anunciou uma recompensa de até 10 milhões de dólares para quem fornecer informações que levem à interrupção das operações financeiras do grupo Hezbollah na região da Tríplice Fronteira, que abrange Argentina, Brasil e Paraguai.
De acordo com o RFJ, o Hezbollah utiliza essa área como um importante ponto de arrecadação de fundos, utilizando esquemas como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, contrabando de carvão e petróleo, comércio ilegal de diamantes, além de atividades como falsificação de documentos e de dólares americanos. O grupo também mantém operações financeiras em outros países da América Latina, com envolvimento em setores como construção civil, importação e exportação de mercadorias e vendas de imóveis.
As recompensas serão concedidas a quem fornecer informações que resultem na identificação e neutralização de:
• Fontes de receita do Hezbollah e seus principais canais de financiamento;
• Doadores ou facilitadores financeiros da organização;
• Instituições financeiras ou casas de câmbio que processem transações para o grupo;
• Empresas ou investimentos pertencentes ou controlados pelo Hezbollah ou seus financiadores;
• Empresas de fachada que adquiram tecnologia de dupla utilização em nome da organização;
• Esquemas criminosos envolvendo membros ou apoiadores que gerem recursos para o Hezbollah.
O programa disponibilizou canais de comunicação seguros para quem desejar fornecer informações, garantindo sigilo absoluto. É possível fazer denúncias pelo Signal, Telegram e WhatsApp, através do número +1-202-702-7843, ou por meio do canal anônimo na rede Tor.
O Hezbollah, com sede no Líbano, é uma organização designada como terrorista pelos Estados Unidos desde 1997 e recebe apoio financeiro, armamentos e treinamento do Irã, considerado pelo governo americano como um Estado patrocinador do terrorismo. Estima-se que o grupo arrecade cerca de um bilhão de dólares anualmente, somando o suporte iraniano, investimentos internacionais, redes de doadores e atividades ilícitas.
Desde 1984, o programa Rewards for Justice já pagou mais de 250 milhões de dólares em recompensas para mais de 125 pessoas ao redor do mundo, cujas informações foram fundamentais para proteger a segurança nacional dos Estados Unidos.
Comentários
Postar um comentário