6/23/2026 05:04:00 PM
Tempo de leitura: ...

O Departamento de Estado dos Estados Unidos classificou os protestos contrários ao governo na Bolívia como uma “séria ameaça” à ordem constitucional e à estabilidade democrática do país sul-americano.
A manifestação foi feita em um comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira (23), que contou com a assinatura de diversos países das Américas. Além dos Estados Unidos, participam Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana, Honduras, Jamaica, Panamá, Paraguai e Peru.
No documento, os governos afirmam ainda que “uma minoria violenta busca desconsiderar a vontade expressa pela maioria dos bolivianos nas recentes eleições”.
O presidente boliviano Rodrigo Paz, identificado com a direita, assumiu o cargo após vencer as eleições de outubro de 2025. Desde o início de seu mandato, ele tem enfrentado manifestações recorrentes, que vêm contribuindo para dificuldades no abastecimento de alimentos e combustíveis no país.
Em meio ao cenário de instabilidade, foi decretado estado de emergência após mais de 50 dias de bloqueios em rodovias organizados por sindicatos de trabalhadores e agricultores, o que afetou o fluxo de combustível e itens essenciais em diversas regiões.
Embora grande parte dessas interdições tenha sido desfeita em diferentes áreas do país, ainda há seis pontos de bloqueio ativos na região do Chapare, o que continua prejudicando a distribuição de suprimentos para centros urbanos importantes.
Comentários
Postar um comentário