Ícone do Widget

Relacionado

×

Ex-primeira-dama da Coreia do Sul recebe nova condenação e soma mais 7 anos de prisão por corrupção

Tempo de leitura: ...

A Justiça da Coreia do Sul condenou, nesta sexta-feira (26), a ex-primeira-dama Kim Keon Hee a mais sete anos de prisão por corrupção relacionada ao recebimento de joias de luxo em troca de supostos favores em nomeações para cargos públicos.

Kim, de 53 anos, é esposa do ex-presidente Yoon Suk Yeol, que também foi condenado a uma longa pena de prisão após declarar uma lei marcial que acabou fracassando.

A ex-primeira-dama já cumpria uma pena de quatro anos por manipulação do mercado de ações e corrupção. Agora, o tribunal concluiu que ela aceitou “metais preciosos de grande valor” como contrapartida para favorecer a nomeação de diversos funcionários públicos.

De acordo com a decisão judicial, Kim recebeu joias avaliadas em 103 milhões de won — cerca de US$ 67 mil (R$ 347 mil) — de um empresário do setor da construção civil em 2022. Em troca, ela teria atuado para garantir um cargo ao genro do empresário.

Entre os presentes estavam um colar da Van Cleef, um broche da Tiffany e um par de brincos da Graff.

A investigação também apontou que Kim recebeu uma tartaruga de ouro, avaliada em aproximadamente US$ 1.700 (R$ 8.820), entregue por um político, além de um relógio Vacheron Constantin, estimado em US$ 25.400 (R$ 131.790), que teria sido presenteado por um empresário especializado em “cães robôs”.

Kim sempre defendeu sua inocência e argumenta que, embora tenha recebido presentes, eles não lhe foram dados em troca de favores.

Comentários