Ícone do Widget

Relacionado

×

Irã informou que não está cobrando pedágio no Estreito de Ormuz, afirma Trump

Tempo de leitura: ...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (24) que o governo do Irã comunicou aos norte-americanos que não está cobrando taxas ou encargos de embarcações que atravessam o Estreito de Ormuz.

A declaração ocorre em meio a divergências entre Washington e Teerã sobre pontos discutidos durante a primeira rodada de negociações realizada na Suíça, encerrada na segunda-feira (22). Entre os temas em debate estão incentivos financeiros ao Irã, o controle do Estreito de Ormuz e os reflexos da guerra envolvendo Israel e o Líbano. Esses assuntos integram o acordo-quadro firmado na semana passada com o objetivo de encerrar o conflito.

Internamente, Trump também enfrenta questionamentos sobre os termos do entendimento, incluindo críticas de integrantes mais conservadores do Partido Republicano.

Em publicação nas redes sociais, o presidente norte-americano escreveu:

“O Irã informou aos EUA que, apesar das notícias falsas e provocadoras que afirmam o contrário, ‘NÃO HÁ PEDÁGIOS, NÃO HÁ CUSTOS DE SEGURO E NENHUMA OUTRA COBRANÇA DE QUALQUER TIPO SENDO EXIGIDA OU RECEBIDA PELO IRÃ DE NAVIOS QUE PASSAM PELO ESTREITO DE HORMUZ’”.

Trump acrescentou:

“Se essa informação for falsa, as negociações serão encerradas imediatamente!”

Comentários