6/22/2026 10:54:00 AM
Tempo de leitura: ...

Líderes internacionais comentaram a renúncia do primeiro-ministro britânico Keir Starmer nesta segunda-feira (22), destacando sua atuação em temas globais durante o período em que esteve no cargo.
Starmer participou de discussões centrais em meio a diferentes crises internacionais, e autoridades de vários países utilizaram as redes sociais para reconhecer sua trajetória política.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao ex-premiê pelo “apoio e pelas decisões conjuntas que ajudaram a fortalecer a nossa Europa e a nossa proteção da vida”. Ele acrescentou ainda que “cada reunião e cada conversa que tivemos foram sempre repletas de conteúdo substancial”.
Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou a Starmer: “Muitos líderes levam anos para se tornarem o estadista que você se tornou em apenas dois anos. A segurança europeia e ucraniana está mais forte graças a você.”
Em uma avaliação sobre a relação entre Reino Unido e União Europeia após o Brexit, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, declarou: “Viramos uma nova página nas relações entre a UE e o Reino Unido. A UE está empenhada em continuar a cooperar neste espírito.”
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, disse que Starmer “pode se orgulhar da contribuição que deu ao país que ama e ao Partido Trabalhista, que ele liderou de volta ao governo em 2024”.
Por outro lado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, adotou um tom mais crítico ao comentar a saída do líder britânico, afirmando que Moscou “não se lembrará dele por nada de notável durante seu mandato”, e acrescentou que “é improvável que alguém no cenário político do Reino Unido tenha uma posição sobre nossas relações bilaterais diferente da de Keir Starmer”.
Comentários
Postar um comentário